Bem-vindo

"Tecnologias Sociais:
Compartilhando Tendências Globais"

Evento, que aconteceu de 07 a 09 de novembro, trouxe a São Paulo especialistas dos cinco continentes para debater temas sobre o universo das pessoas com deficiência.

 

"Precisamos fortalecer a capacidade dos países de coletar dados sobre as pessoas com deficiência e fazer uma análise disso. Essa perspectiva analítica é muito importante, pois permite que identifiquemos qual é o real impacto das deficiências na sociedade.”

Akiko Ito – ONU







"A UNESCO reconhece a necessidade de se encorajar os governos locais pa ra definir, por exemplo, legislações específicas sobre inclusão e reabilitação.”

Irmgarda Kasinskaite-Buddeberg – UNESCO








"Precisamos de novas leis, mas precisamos ainda de fiscalização, para termos a certeza de que elas são aplicadas e que assim estamos construindo um país melhor para as novas gerações.”

Dra. Linamara Rizzo Battistella – Secretária de Estado dos Diretos da Pessoa com Deficiência de SP







"Trata-se de uma instituição que promove o conhecimento e a dignidade das pessoas com deficiência, temos orgulho de tê-la como parceira.”

Marcos Belizário – Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de SP







“Nossa grande expectativa é o Brasil se tornar um forte parceiro da RI e auxiliar na utilização da nossa rede para apoiar o crescimento de outras áreas da América Latina.”

Anne Hawker – Rehabilitation International






 

 

Organizado a cada dois anos pela Fenavape - Federação Nacional das Avapes, com o patrocínio de renomadas instituições, como o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, a edição deste ano do Congresso propôs uma discussão centrada no tema "Tecnologias Sociais: compartilhando tendências globais".

O primeiro dia do evento contou com um painel sobre o "Cenário Internacional para Inclusão", do qual participaram Anne Hawker, presidente da RI - Rehabilitation International e principal conselheira em deficiência para o Ministério Social da Nova Zelândia; Jan Arne Monsbakken, presidente da RI - Rehabilitation International da Noruega; além de Marca Bristo, presidente e CEO da Access Living de Chicago e presidente do Conselho Internacional dos EUA em Deficiência - USICD. O painel, que foi mediado por Marco Pellegrini, Secretário Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, também contou com a participação de Irmgarda Kasinskaite-Buddeberg, especialista de programas do setor de Comunicação e Informação da UNESCO.

Abertura com presença de autoridades

A solenidade de abertura do IV Congresso Internacional das Avapes de Reabilitação e Inclusão contou com a presença de diversas autoridades brasileiras que atuam no segmento das pessoas com deficiências. Recepcionadas pelo presidente da Fenavape - Federação Nacional das Avapes, Marcos Gonçalves, as autoridades lembraram os avanços conquistados nos últimos anos no país no que se refere aos diretos das pessoas com deficiência e, reforçando a fala dos organizadores, deram as boas-vindas aos congressistas estrangeiros, incentivando-os a aproveitar o evento para fortalecer o debate e a troca de experiências sobre temas da área.

O Congresso nos dias 08 e 09 de novembro

A programação do segundo dia do IV Congresso Internacional das Avapes (08/11) teve como tema principal a questão da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência e contou com painéis sobre "Oportunidades e Desafios para Empregabilidade", "Programa e Projetos para Inclusão Profissional" e "Tendências e Experiências no Apoio à Empregabilidade".

Neste mesmo dia também foram realizados os seguintes workshops: "Uma abordagem sistêmica para inclusão no mercado de trabalho", "Controle da Dor Crônica em Diagnóstico de Reabilitação: Fórmula para o Sucesso", "Alternativas para Inclusão e o Protocolo Legal, Brasil", "Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência: Conquistas e Desafios", "Programa POETA - Parcerias e Oportunidades de Emprego através da Tecnologia nas Américas" e "Abrindo fronteiras para a Inclusão na América Latina".

Na quarta-feira (09/11), último dia do evento, a temática que norteou os debates realizados foi a questão da Sustentabilidade. A conferência inicial ficou a cargo de Irmgarda Kasinskaite-Buddeberg, da UNESCO, que abordou os "Desafios para a Sustentabilidade das Organizações e Gestão de Programas Sociais", com mediação de Marcos Gonçalves, presidente da Fenavape. Os painéis realizados neste dia foram: "Programas e Empreendimentos Sociais e Sustentáveis", "Projetos Sustentáveis Apoiados pelo BID - Resultados da Rede Avape e Avape Net", "Comunicação e Sustentabilidade" e "Novas abordagens para o desenvolvimento inclusivo e empoderamento das pessoas com deficiência a partir de uma perspectiva global". Entre os workshops do dia estiveram: "Alternativas de Inclusão para Clubes e Aprendizagem Paradesporto", "Cartão BNDES para ONGs e Fundações" e "Estabelecimento Acessível - Acessibilidade e Mobilidade Urbana".

 

Reabilitation International

Paralelamente à programação do IV Congresso Internacional das Avapes, foi realizado também em São Paulo o Encontro das Comissões e a Assembleia Geral da Rehabilitation International (RI), uma rede mundial fundada em 1922 e reconhecida pelo trabalho em prol das pessoas com deficiência. Com organizações-membro em 100 países, a RI mantém comissões em vários segmentos e promove um fórum para o intercâmbio de experiências e informações sobre pesquisas e práticas no campo da deficiência.